Plataforma de integração e-Auditoria

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PERGUNTAS FREQUENTES | MANUAL

Descubra o melhor da integração e-Auditoria

Integre os produtos da e-Auditoria e automatize processos para obter os melhores resultados.

PARA ASSINANTES

Captura/download automático dos arquivos XML de NF-e e CT-e; Manifestação do destinatário automática ou manual; Armazenamento dos arquivos XML em base local; Monitoramento de quantas empresas desejar, sem limitação de CNPJ´s.

GRÁTIS PARA VOCÊ

Editor de arquivos do SPED Fiscal e EFD Contribuições;
Editor de arquivos da ECD e ECF;
Filtros avançados para localização de dados;
Destaque das alterações realizadas.

Quem utiliza, aprova!

Perguntas frequentes

O e-Auditoria 360 é uma plataforma de integração das soluções e-Auditoria que irá facilitar o dia a dia de sua empresa. Para assinantes do Guarda DF-e, o e-Auditoria 360 realiza a captura e download de NF-e/CT-e diretamente da RFB, bem como a Manifestação do Destinatário (automática ou manual) e o arquivamento/gerenciamento local dos arquivos XML. Além disso, a plataforma 360 traz um módulo para edição de arquivos SPED (SPED Fiscal, EFD Contribuições, ECD, ECF).

O e-Auditoria 360 destina-se aos assinantes das soluções e-Auditoria que desejam automatizar processos e ganhar segurança e agilidade. Os assinantes do Guarda DF-e devem instalar o e-Auditoria 360 para capturar, armazenar e efetuar a manifestação do destinatário dos documentos emitidos para seu(s) CNPJ(s), tudo de maneira automática.

O sistema captura diretamente da RFB as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), modelo 55, bem como os Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e), modelo 57, emitidas por terceiros para os CNPJ´s monitorados. O sistema, todavia, monitora seu computador e detecta as NF-e de emissão própria, bem como os CT-e salvos. Estes documentos são catalogados e armazenados no e-Auditoria 360 juntamente com as NF-e e os CT-e de terceiros capturadas da RFB.

Para a funcionalidade de captura e download de NF-e/CT-e, não é recomendável que o e-Auditoria 360 seja utilizado por terceiros e ou prestadores de serviço externos.

Em primeiro lugar, mesmo sendo portadores dos certificados digitais, terceiros podem cometer erros na manifestação do destinatário, uma vez que somente a empresa terá plena ciência de quais documentos emitidos para seu CNPJ são corretos ou não.

Além disso, estando fora da empresa, o sistema só irá monitorar documentos de terceiros, vez que não terá acesso às pastas onde são salvos os arquivos XML de emissão própria.

O correto é que o assinante do Guarda DF-e (armazenamento em nuvem) compartilhe seus documentos com o prestador de serviço externo.

Não é recomendável monitorar os mesmos CNPJ's, com instalações diferentes do e-Auditoria 360, sob o risco de ocorrerem erros e duplicidades na manifestação do destinatário.

Não, o sistema deverá ser instalado em uma máquina somente, evitando duplicidades de eventos e aumento no tempo de consultas aos servidores da RFB. Não é possível utilizar a mesma licença (mesmo usuário) em vários computadores nem utilizar licenças diferentes para monitorar os documentos fiscais do mesmo CNPJ.

Para a funcionalidade de captura e download de NF-e/CT-e, o e-Auditoria 360 deve ser instalado em conjunto com a assinatura do Guarda DF-e.

Recomendamos instalar nas próprias empresas assinantes, por dois motivos básicos:

1) Somente quem compra e recebe mercadorias pode realizar a manifestação do destinatário corretamente.

2) O sistema de manifestação do destinatário da RFB não disponibiliza para download automático os documentos de emissão própria. Assim, o e-Auditoria 360 precisa ter acesso aos XML de emissão própria para realizar o monitoramento, e estes documentos são armazenados na própria empresa, e não no escritório de contabilidade.

Caso a empresa trabalhe com contabilidade ou consultoria externa, recomendamos utilizar a ferramenta de compartilhamento presente no sistema Guarda DF-e para permitir que os profissionais externos tenham acesso em tempo real aos documentos fiscais eletrônicos, sem custos adicionais.

Não. A ferramenta de compartilhamento presente no sistema Guarda DF-e permite compartilhar apenas com uma pessoa (Ex: contador ou consultor externo).

Desta forma, não é possível realizar o compartilhamento de documentos com várias pessoas ao mesmo tempo, como, por exemplo, um contador compartilhando documentos com vários clientes.

O modelo possível é o de vários clientes compartilhando com um mesmo contador.

O padrão de salvamento do e-Auditoria 360, é:
Meus documentos\eAuditoria360\*

Entretanto, o usuário pode configurar o local de salvamento de seus arquivos.Para maiores detalhes sobre como alterar o local de salvamento padrão dos documentos clique aqui.

Para capturar os documentos fiscais eletrônicos que você gera e/ou que mantém no seu computador (Ex: NF-e de emissão própria). Isto porque o sistema de manifestação do destinatário da RFB não disponibiliza para download automático os documentos fiscais de emissão própria, somente os documentos de terceiros.

Dessa forma, o e-Auditoria 360 pode monitorar as pastas onde você salva seus documentos fiscais, organizando todos os documentos (tanto os salvos por você quanto os capturados da RFB).

Nenhuma relação. O local de salvamento é onde o sistema irá salvar os documentos e eventos localizados na base da RFB.

Já as pastas monitoradas são os locais definidos pelo usuário para que o sistema monitore determinadas pastas que possam receber novos documentos fiscais por outras vias, como documentos de emissão própria, por exemplo.

Sim. Se o seu certificado digital englobar vários CNPJ, basta informar o certificado e cadastrar o primeiro estabelecimento. Informe o mesmo certificado e cadastre o segundo estabelecimento. Repita o mesmo processo quantas vezes for necessário. Em caso de dúvidas, consulte seu fornecedor de certificados digitais.

Não. Só é permitido a baixa de documentos fiscais para o(s) CNPJ(s) englobado(s) no certificado digital de sua(s) empresa(s).

Não, o sistema exige o certificado digital da empresa que deseja capturar as NF-e e os CT-e emitidos contra seu próprio CNPJ.

Não. O e-Auditoria 360 foi criado baseando-se nos moldes oficiais desse tipo de consulta na RFB, e para se ter acesso ao documento fiscal, é preciso antes aplicar o evento de ciência da operação. Através do evento de ciência da operação, o manifestante declara ciência da operação destinada ao CNPJ, mas ainda não possui elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva.

Não existe prazo definido. Há casos que o mesmo surge nas listagens minutos após a emissão, em outros casos, pode até demorar alguns dias.

Uma série de fatores irá determinar o tempo aproximado de baixa dos documentos. Empresas que recebem muitos documentos fiscais irão demorar mais tempo para baixar todos os documentos, pois precisará aplicar os eventos de ciência da operação em cada um que for encontrado.

Após a aplicação do evento de ciência da operação, a RFB irá disponibilizar o documento para download nas próximas horas. Não há uma definição correta de tempo até o momento, há casos em que após alguns minutos os documentos são disponibilizados. Noutros, percebemos um certo atraso na operação, porém não há nada que possa ser feito para acelerar o processo. O e-Auditoria 360 irá resgatar o documento tão logo o mesmo se encontre disponível na RFB.

Sim. Para maiores detalhes sobre como desligar a manifestação automática, clique aqui.

Para maiores informações, consulte o manual.

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